Chamados para sermos santos - Ainda Sobre o ENOMI

Para quem não esteve no 6º Encontro Nordestino de Missões (Postagem no site da COMEC) vamos tentar compartilhar aqui com vocês breves resumos do que foi falado lá sobre o tema do ENOMI: Revitalizar para crescer, crescer para Revitalizar!

Na manhã do dia 22 de Setembro, o Pr. Zefanias Lima (IEC de Camaipi - Rio de Janeiro/RJ) fez a leitura da 1ª Pedro 1. 13-21 e falou sobre o nosso chamado a santidade.

“Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”

1 Pedro 1:14-16

"Se somos filhos, somos obedientes!" Esse é o entendimento claro deste texto, e ainda mais, como filhos obedientes, não iremos nos amoldar (tomar a forma) aos padrões que tínhamos antes da conversão, aquele padrão do mundo que vai contra a vontade do nosso Salvador, então entendemos que revitalizar é andar em novidade de vida!

Não se amoldar aos rudimentos do mundo é entender que somos chamados para sermos humildes. Nós temos um exemplo a seguir, o Mestre que lavou os pés dos seus discípulos. Portanto, devemos nos livrar de toda arrogância e soberba que habita o nosso ser.

Fomos chamados para orar! O Exemplo também nos foi dado através da vida de oração que o nosso Senhor Jesus teve e que ficou registrada nas sagras escrituras. A igreja precisa orar, pois ela não pode esquecer que também irá sofrer. Fala-se em ser santo com o nosso Senhor é Santo, mas é preciso saber que somos cooparticipantes do sofrimento de Cristo, a Igreja é sofredora! Passamos por tentações da nossa velha natureza, enfrentamos as ciladas de satanás e vivemos diversas provações.

Somos chamados para sermos santos em uma vida em Comunhão (Koinonia). A trindade é o maior exemplo de comunhão e assim nós devemos ser participantes da koinonia, e só é possível não tendo fingimento e hipocrisia, nutrindo relacionamentos com inteireza de coração e capacidade de se doar.

Somos chamados para sermos santos na continuidade da Missão (de Cristo) através da pregação do evangelho e do ensino da Palavra de Deus.

Tenhamos ciência de que os desobedientes são aqueles que não demonstraram que creram!

Leia o texto anterior: A Missão é... - Ainda Sobre o ENOMI