A FIRMEZA DOS QUE SE FORTALECEM NO SENHOR

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder"

Efésios 6:10

A vida do crente certamente não é fácil, a grandes desafios e guerras para travar, mas nenhuma delas é mais difícil do que a luta contra o pecado, principalmente vivendo em um mundo onde o próprio pecado se trasveste de um manto de relativismo cultural. Porem isso só o torna mais perigoso. 1 Pedro 5.8 diz que satanás, nosso adversário, está ao nosso redor, como leão procurando alguém para devorar. Assim como os predadores espreitam a cassa buscando um alvo fácil, alguém que sugira menos esforço, normalmente algum, fraco, ferido ou velho, ou cansado demais para fugir.

De fato, desde a queda, não tivemos como vencer o desejo do pecado, na verdade, nossos desejos apenas são tendências pecaminosas, como Adão, nosso instinto caído nos leva sempre a fugir da presença de Deus, e conseguintemente nos aproximando ainda mais do pecado.

Mas Paulo, ao falar sobre o padrão de vida cristã, que tem como modelo o próprio Deus, como ele cita no primeiro verso do capitulo 5 e continua nos próximos versos especificando a tarefa de cada grupo: aos maridos e esposas, pais e filhos, servos e senhores.

Porém o texto nos faz acreditar que Paulo está em suas últimas palavras, porém ele faz um adendo no verso 10 do capitulo 6, como se tivesse esquecido de falar algo, quando na verdade esse é a parte mais importante do texto, no que se refere a vida cristã nos moldes de Deus. Por que apesar de exercermos tais papeis, como filhos, pais, esposas e empregados, nossa vida não se resume a isso, mas vai muito mais além, e é nesse além que também devemos cuidar, pois as batalhas mais ferozes que travamos não são contra nosso próximo, mas sim, contra satanás, como ele bem especifica no verso 12, é uma luta onde não vemos por onde o adversário virá, porém sabemos quais serão suas armas, os nossos pecados, por conta de nossas próprias paixões, que nos fazem cair, para não mais levantarmos. No entanto, isso só seria uma verdade absoluta se lutássemos com nossas próprias forças, mas vejam que fascinante é o verso 10. “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor, na força do seu poder”.

Nossas lutas contra o pecado são diárias, e não terão fim, ou melhor, está atrelada a volta de Cristo, ou nossa morte, ou seja, ao menos que Jesus volte antes, nossas lutas serão até o último fôlego de nossas vidas. Somos fortalecidos no Senhor para vencer tais obstáculos, provém dEle toda força que necessitamos, de sua amorosa graça a armadura para a batalha contra as hostis demoníacas. Só nEle, conseguiremos ficar firmes contra as ciladas de satanás.

Longe dele estamos à mercê do pecado, assim como um novilho fora do rebanho está exposto aos lobos e a ser estraçalhado por eles. Perto dEle teremos força, para vencer, pois estaremos na força dEle, forças para vencer a cada dia, e ainda que venhamos a perder uma batalha, nEle mesmo teremos o renovo para o amanhã.

Fiquemos firmes no Senhor!