Solus Christus é a Ponte!!!

A ponte Presidente Dutra foi construída em 1950 e liga os munícipios de Juazeiro na Bahia e Petrolina em Pernambuco. Possui segundo estimativas um tráfego diário de 35 mil veículos!!! Sem dúvida a ponte facilitou muito a convivência harmoniosa entre as duas cidades. É muito comum encontramos pessoas que estudam e trabalham em Petrolina, mas moram em Juazeiro e vice-versa.

E se a ponte não existisse? Talvez estejamos tão acostumados ao tráfego entre as duas cidades que nunca chegamos a considerar essa possibilidade. Salvo as devidas proporções...rsrsrs... e desconsiderando os outros meios de transporte entre as duas cidades, provavelmente estaríamos fadados a vivermos separados se não houvesse a ponte.

Se com a ponte é só uma possibilidade remota, com Deus é Fato. Por conta do pecado estávamos condenados a viver separados de Deus. Mas aprouve ao Senhor enviar o seu filho para ser a ponte e única ponte que nos liga a Deus.

No Evangelho de João no Capítulo 14 e o verso 6 lemos:

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”

João 14:6

Cristo é o caminho, ele não mostra simplesmente o caminho; ele mesmo é o caminho. É verdade que ele ensina o caminho, nos guia no caminho e nos consagrou um novo e vivo caminho, mas tudo isso só é possível porque ele é pessoalmente o caminho. Cristo é o caminho em todo ato, palavra e atitude. Ele é o mediador entre Deus e os homens.

Cristo é a verdade. Jesus é a própria encarnação da verdade. Ele é a verdade em pessoa. Verdade aqui é aquilo que se opõe a mentira. Jesus é a verdade por que ele é a fonte fidedigna da revelação redentora. Assim como o caminho é um caminho vivo, a verdade é uma verdade viva. Cristo é a única verdade, ele é a verdade que nos liberta.

Cristo é a vida. Ao falar de vida, Jesus não está pensando no fôlego que anima o nosso corpo. Ele não está pensando em nossa alma, nem na vida que é externamente manifestada, mas a vida que é oposição da morte. Cristo veio para que tivéssemos vida em abundância, e a vida da qual Cristo fala nestes versos, é a vida que produz comunhão. Morto em seu pecado o homem está separado de Deus, mas por meio de Cristo ele tem a possibilidade de gozar plena comunhão com Cristo.

Portanto, qualquer anúncio de salvação fora de Cristo é uma heresia, pois só há salvação por meio de Cristo, por isso, bradamos Solus Christus, por que somente Cristo é a ponte que nos leva para Deus!!!