Glória somente a Deus... Soli deo Gloria

Para que existimos? Qual a finalidade da nossa vida? Qual é a finalidade da igreja? Talvez perguntas como esta já foram feitas por muitos de nós e ouvimos muitas respostas diferentes. O Catecismo Maior de Westminster diz: Qual é o fim supremo e principal do homem? Resposta. O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Temos aqui a resposta para fim da nossa existência: Existimos para a glória de Deus.

Hoje falamos muito sobre a glória de Deus, cantamos sobre a glória e em algumas canções pedimos para ver a glória de Deus, será que de fato compreendemos o que cantamos? Sabemos o que estamos pedindo? E por que a Deus devemos dar glória?

Em Rm 11:36 Paulo nos diz:

“Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!”

Rm 11:36

A glória é somente a Deus, por que a salvação é uma obra divina. Deus foi que nos enviou Jesus, ele que planejou a cruz, ali satisfez a sua justiça. Ele foi gracioso conosco ao nos dar seu filho unigênito.

“sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos”

Rm 3:24-25

Glória somente a Deus, por que é por meio de Jesus Cristo que temos acesso a Deus, remissão e perdão de pecados, somos considerados justos diante de Deus não por nossa própria justiça, mas pela justiça de Cristo que nos foi imputada. Não somos nós, mas é Deus quem opera em nós a obra de salvação.

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.

Ef 2:8-9

Glória somente a Deus, somos povo dEle, Ele nos comprou para si, nos fez seus filhos, e co-herdeiros com Cristo e preparou para nós boas obras para que andássemos nelas, agora podemos chama-lo de Pai!

“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados”.

Rm 8:16-17

Soli deo Gloria é muito mais do que uma frase, devemos toma-la como princípio para nossas vidas. Devemos viver para glória de Deus, buscando a santidade, tratando o pecado seriamente, devemos ser testemunhas e como diz Paulo:

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”

1 Co 10:31

Que seja o nosso lema e o nosso propósito, vivermos para glória de Deus! Acima de tudo glorifiquemos a Deus pela sua palavra, por meio dela temos o privilégio de conhecê-lo, glorifiquemos a Deus, pelos homens que deram a suas vidas para que o evangelho chegasse até nós, glorifiquemos por sua graça e por sua salvação, o glorifiquemos pelo seu caráter imutável, pela sua grandeza inigualável, pela sua majestade incomparável enfim, o glorifiquemos pois tudo é dEle, por meio dEle, e para a glória dEle. A Deus seja a Glória!!!